quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Diploma de Jornalismo.



Diante da situação, a pergunta que não quer calar.Por que foi derrubada a obrigatoriedade do diploma de jornalismo? A cada dia que passa pessoas confusas, indecisas, sem saber o porquê, principalmente estudantes de jornalismo, se a obrigatoriedade existe há 40 anos por que justo agora?
A questão que só o STF (Superior Tribunal de Justiça) saberia nos responder, por que no dia 17/06 por 8 votos a 1 decidiram que o diploma não é obrigatório para exercer a função.
Jornalismo é como qualquer outro curso. Comparamos então com outros cursos, como Engenharia Civil, se não tiver o diploma ninguém contrata, e alguém sem aprendizado o suficiente poderia sair fazendo projetos por ai. Como um médico iria se sair fazendo um transplante de coração sem saber o que é um coração? Todo profissional precisa ter a formação de grau, ou experiência o suficiente para exercer a função. Não condeno ninguém pela questão do diploma, pois irá nos fortalecer mais a cada dia que passa, tendo mais motivação, se já tínhamos concorrentes, agora teremos mais ainda.
Mas, algumas empresas não arriscariam em contratar pessoas sem a graduação necessária de jornalismo, ninguém iria arriscar contratar uma pessoa que não tem a noção básica, que não consegue fazer uma matéria, que não tem idéia de como entrevistar uma pessoa, eles não têm tempo para esperar aprender, contratam e querem efeitos imediatos, falando nossa linguagem, lucro. Se eu fosse dono de um jornal, contrataria pessoas competentes, que já tenham estudado e feito uma graduação ou tenha experiência. Contrato hoje, e amanhã ela já sairá fazendo matérias que me dêem lucro, o mundo é capitalista.
O que seria de nós, se todo dia sentássemos na frente da TV e ouvisse Willian Bonner e Fátima Bernardes, sem saber o que falar, sem ao mesmo saber o que estão falando, e o Jornal Nacional sem as matérias que mudam nossa opinião a cada vez que é passada, o que você iria fazer? Trocar de canal, e o que significa isso, perda de audiência menos lucro, por isso defendo o diploma, precisamos de pessoas competentes que saibam o que estão falando, que estão fazendo jornalismo por que gostam, e não por liberdade de expressão.

Um comentário:

  1. Olá Renan!
    Inicialmente tive uma boa impressão do seu blog, mas você precisa mantê-lo, ou seja, apresentar novas postagens.

    Vamos lá? Além de uma atividade para o curso de Comunicação o blog é uma ferramenta importante para futuros jornalistas.

    ResponderExcluir